I.
O LOGOS DE DEUS
O ponto inicial de partida para a compreensão
cristalina da palavra de Deus está na diligência do estudante em perspectiva de
montar um quebra-cabeça como quem busca pedras que não são iguais, mas se
encaixam na construção dum edifício panorâmico. Este edifício depois de montado
vai me projetar uma visão tridimensional, além propiciar a compreensão do todo.
O estudante com humildade e atitude de oração,
mas obstinado na busca da compreensão, procurará encaixar as pedras numa
dinâmica que dará uniformidade e homogeneidade na revelação da palavra.
Em Hebreus 4.1 está escrito: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e
mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da
alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os
pensamentos e intenções do coração.
O logos é a palavra viva, dinâmica, que
penetra, mede, discerne, revela e
desvela o plano de Deus para a humanidade. Este logos que é a palavra de Deus
foi prometido aos Reis, Sacerdotes, Profetas e a todos os povos. Abraão
comtemplou este logos. Moisés como legislador idem, Isaías profetizou que Jesus viria como luz
para os gentios
I.1.A
Sabedoria Grega.
Os gregos buscavam a luz,
pois segundo eles, o Sol era a luz da verdade. Esta verdade foi buscada por
Sócrates, filósofo antropológico e pai da filosofia, através de questionamentos
da verdade. Ele perguntava: o que é a luz? O que é a verdade? O que é o amor? O
que é o homem? Sócrates aproximadamente IV séculos antes de Cristo solidificou
sua base para busca do conhecimento através do questionar. Mas seu discípulo
Platão foi mais dissimulado e polêmico ainda quando afirmou que tudo que é
visto e contemplado pelos olhos biológicos é fonte de erro e engano.
Platão primeiro escritor de sabedoria, pois
Sócrates nada escreveu. Asseverou que o mundo em que vivemos é uma caverna
escura, cujos moradores estão acorrentados na caverna e só enxergam sombras na
boca pequena da caverna, do que é realmente o mundo exterior. Eles estão
acorrentados, nunca saíram da caverna. Esta é a parábola da caverna de Platão,
ou mito da caverna de Platão, bem conhecida pelos Universitários.
Segundo esta parábola, um dos homens presos
consegue quebrar a corrente e sair da caverna e ver o Sol pela primeira vez,
fica cego, mas depois se acostuma e começa a contemplar toda natureza em sua
beleza e plenitude. Fica deslumbrado e retorna para dentro da caverna para
desprender seus amigos, que não acreditam nele, resistem em sair da caverna e
querem até matá-lo.
Platão desvela a charada, ensinando que o
mundo é uma caverna. O homem que sai da caverna, um amante da sabedoria. A
ferramenta que quebra a corrente é o logos. O mundo exterior é o mundo das
ideias verdadeiras. O Sol é a luz da verdade. O logos é a expressão da verdade,
e segundo o Novo Testamento o logos é dinâmico e através dele o homem encontra
a sabedoria.
O cenário cultural, político, filosófico e
religioso estava preparado para receber o logos no contexto histórico para o Novo
Testamento. Os estudiosos contemporâneos do período de transição entre Antigo e
Novo Testamento sabiam o que era logos. A cultura grega romana influenciava
este período. O governo político era romano, mas a mente era grega. É neste
contexto que os dois ícones da sabedora do evangelho surgem, João e Paulo.
I.2.A
Projeção do Logos em João.
João começou seu evangelho
escrevendo: No princípio era o logos e o
logos estava com Deus, e o logos era o próprio Deus e vimos a sua glória como a
glória do unigênito, cheio de graça e de verdade. João ao se referir a João
Batista afirmou que o Batista não era a Luz, a luz verdadeira que ilumina era
Jesus e João veio para dar testemunho da Luz. A luz era a verdade para a
sabedoria grega. Jesus disse: Eu sou a
luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz.(João
8.12)
Isaías havia profetizado que Jesus viria para
luz dos gentios (Is 49.6). O texto de João 1.1-6 diz: veio para o que era seu,
e não para os seus como muitos tem ensinado. Então Ele veio para todos, para o
que era seu, i.e., tudo que Ele criou. O contexto diz que todas as coisas foram
feitas por Ele. Até os seus, mais íntimos não o receberam, mas a todos os que o
receberam deu-lhes o poder e não o direito de serem filhos de Deus, aos que creem
em seu nome.
O Batista diz que não é o logos, mas a voz que
clama. A logos é Jesus. O logos de Platão implica em tese, antítese e síntese.
Em Jesus estão escondidos todos os tesouros da sabedoria. Os rabinos o chamavam
de mestre porque Ele não atentava para a aparência do homem, mas para o coração
e para a reta justiça.
Em João o logos se fez carne, mas na dinâmica
do Espírito. O Espírito ficará com Igreja. Convencerá o mundo da justiça e do
juízo. O novo nascimento se dará através do Espírito. Aquele que não nascer da
água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O logos depois de
ressurreto enviará o Espírito Santo que consolará, exortará e edificará a
Igreja. O Espírito penetrará todas as coisas, até as profundezas da alma. Ele
inaugurará a Igreja no dia de Pentecostes e será o pedagogo dela.
Jesus é o logos porque expressou e expressa a
vontade de Deus para o homem. João disse que homem nenhum viu Deus, mas Deus se
fez conhecido pela pessoa, obra e ministério do Senhor Jesus. Jesus disse para
os líderes religiosos do judaísmo, vocês examinam as escrituras, pois, cuidam
ter nela a vida eterna, mas são elas que de mim testificam.
I.3.O
Logos Como a Expressa Imagem de Deus.
Toda a Escritura é a palavra de Deus. Seus
ensinos são doutrina. Doutrina é ensino, tanto na forma como no conteúdo. Na
forma Jesus é a forma, o modelo. No conteúdo Jesus é o verbo vivo de Deus.
Jesus é um testemunho vivo das Escrituras e as escrituras são um testemunho
vivo de Jesus no seu ministério. Portanto a Bíblia deve ser interpretada a
partir do Senhor Jesus. Ele é a medida das Escrituras. É o mediador de uma
nova aliança.
O logos encarnou na pessoa
de Jesus e o foco principal do logos é encarnar nas pessoas para transformá-las
e restaurá-las. Jesus disse: quem está em
mim, ou dentro de mim nova criatura é, as coisas velhas se passaram, eis que
tudo se fez novo. Eu sou a videira, se vós estiverdes dentro de mim e eu em vós, pedireis tudo e vos será
concedido. É claro e evidente o interesse do Reino de Deus através da
palavra revelada com o poder e a intenção de transformar, redarguir, exortar o
homem para que o homem alcance a estatura de varão perfeito.
A busca pelo processo de desenvolvimento da
pesquisa do logos se reveste de grande importância para o homem, não só para
seu crescimento, mas para crescimento de outros. E é na medida em que nos
humilhamos na presença de Deus, reconhecemos que a fonte da palavra é
inesgotável e precisamos conhecer mais de Deus. Não só para o nosso
crescimento, mas para o crescimento do Reino de Deus na terra e este é o
principal foco. Não visando o
crescimento de corporações religiosas, mas que Reino de Deus cresça pelo
compromisso do genuíno evangelho, o verdadeiro logos, que é o poder de Deus e
sabedoria de Deus.
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