quarta-feira, 20 de julho de 2011

CIDADANIA E CRISTIANISMO

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. ”

A cultura grego-romana há mais de dois mil anos institui os parâmetros para os processos articuladores da cidadania, como por exemplo, a instituição do senado, do voto, dos direitos e deveres dos cidadãos dentro de um estado organizado por poderes instituídos. Deus, no entanto, já havia se preocupado com isso quando entregou as tábuas da Lei para Moises e outras leis que permitiam garantir os direitos dos judeus dentro da comunidade e regulavam os deveres de cada judeu para o exercício da cidadania do povo de Israel.

As duas tábuas da Lei representavam todo este conjunto de leis do Pentateuco.

I. Cidadania no Antigo Testamento

O Antigo Testamento era uma aliança que visava preservar a cidadania de um povo, fazendo com que este povo desse exemplo positivo ao mundo e através deste povo cumprir a promessa da vinda do Salvador e redentor Jesus Cristo.

A primeira tábua que Moises recebeu escritas pelas mãos do Senhor trazia esta proposta e visava a estabilidade social deste povo. Ela tinha quatro códigos, aquilo que o homem deve a Deus. A segunda tábua com a mesma finalidade tinha seis códigos, deveres do homem para com o homem.

I. Não terás outros deuses.

Este código é pertinente à alteridade, ou seja, leva o homem a adorar ao único e verdadeiro Deus. Ao mesmo tempo visa organizar a sociedade a obediência da instituição maior e mais sagrada que existe, àquele que é Rei, Juiz, legislador e senhor. As leis que regulam as cerimônias religiosas estão em Lv capitulo 1 ao 9.

II. Não farás para ti imagem de escultura.

Este código tem um significado muito mais abrangente do que se pode imaginar. A imagem está relacionada àquilo que pode distrair o ser humano desviando-o dos verdadeiros valores. O valor maior que é Deus e os valores e virtudes inerentes ao ser humano que propiciam o bem comum da sociedade. O termo “não te encurvarás á imagens” é claro.

III. Não tomarás o nome de Deus em vão.

Este é o mandamento contra qual as religiões mais pecam, pois algumas usam o nome de Deus em vão, com textos isolados da bíblia, reforçando teorias não para o interesse do Reino de Deus, mas para o seu próprio interesse.

Além de corrigir distorções bíblicas e heresias, evita que um líder faça injustiça ao povo querendo colocar um fardo que Deus não instituiu para o povo, preservando as garantias da cidadania do povo.

IV. Lembra de um dia de descanso.

No hebraico o termo não significa o 7º dia, mas descanso, portanto um dia de descanso que proporciona ao ser humano mais tempo para se dedicar a Deus. Ao mesmo tempo da ao ser humano um direito que visa preservar sua saúde, já que esta maquina fabricada por Deus precisa de descanso. Este direito nos beneficia até hoje nas garantias das jornadas de trabalho e dos dias de descanso. As leis sanitárias que visam preservar a saúde do povo está regulamentada em DT 14, Lv 11, 12,13,14,15.

V. Honra o teu pai e tua mãe.

Este mandamento esta relacionado ao código civil, e já é da segunda tábua, deveres do homem para com o homem. Este mandamento valoriza a família, célula matiz da sociedade. A família bem estruturada e saudável certamente produzirá uma sociedade saudável. Os direitos e deveres de família são as leis civis regulamentadas por Moises em Deuteronômio 20,22 e 24.

VI. Não matarás

Este mandamento se relaciona ao código criminal e está regulamentado em Dt 19 Êxodo 21 a 23. DT 35.30 a 34

VII.Não adulterarás

Este mandamento, também na área civil esta relacionado à família e suas garantias. Sua regulamentação está em Dt 20, 22 e 24 e Êxodo 21 a 23, Lv 18. O adultério é como arrombar a cerca que demarca o limite de uma família, é como arrombar uma porta do vizinho. E um convite a guerra e destruição da família.

VIII.Não furtarás

Esta lei é de código penal e sua regulamentação está Êxodo 21 a 23 e também está relacionada a leis sociais e econômicas Dt 15, Nm 21, lv 25 e 26.

IX. Não dirás falso testemunho

Este código está relacionado a danos morais e está regulamentado por Ex 23. 1 a 9.

X. Não cobicarás.

Código relacionado a direito de propriedade e respeito à família e herança.Lv 25 e 26 Ex 22 e 23.

O Pentateuco forma um conjunto de deveres e direitos dos cidadãos judeus que alem de pedagógico visa preservar o exercício pleno de cidadania de um povo. Em Dt 28 Moises escreveu inspirado por Deus dizendo: se vocês cumprirem esses deveres vocês terão as garantias da plena cidadania. Serão benditos na terra, na cidade, no campo, seus filhos serão benditos. As colheitas de vocês serão abençoadas e em tudo que vocês tocarem serão abençoados.

Deus não estava preocupado só com os deveres religiosos do povo, mas preocupado com o todo do ser humano, com o seu bem estar em todos os níveis. Portanto é dever do crente exercer sua cidadania nas questões sociais, políticas, econômicas, educacionais, culturais, geográficas e religiosas.

II. A cidadania no Novo testamento

No Novo Testamento temos Jesus como mediador de uma nova aliança, com uma nova proposta. O cântico de Maria reflete um clamor em defesa da cidadania com vinda do Salvador. Ela disse: despediu os ricos de mãos vazias e encheu de bens as mãos dos pobres.

Jesus desceu de sua gloria para resgatar o ser humano nas garantias de cidadania plena e especialmente na garantia inalienável da cidadania celestial, que é a vida eterna. A prova está nos escritos dos evangelhos, cujo tema central é o reino de Deus.

O que e o reino de Deus?

Do grego basiléia, significa o plano Universal de salvação para resgatar o ser humano. O reino de Deus é gozo, paz e alegria no Espírito Santo. Rm 14.17

Os judeus esperavam o reino de Deus na perspectiva dos tempos áureos do rei Davi. Um reino de glamour e de esperança para o resgate da cidadania judaica. Jesus, porem, trouxe um reino espiritual que governa o centro das emoções do ser humano e o resgata da iniqüidade que é corrupção nos seus diversos níveis. Daí que o reino de Deus é uma proposta divina de conquista.

Enquanto os romanos queriam conquistar etnias com suas riquezas, o Reino de Deus queria conquistar pessoas para o exercício da cidadania aqui e agora e principalmente para o exercício da cidadania celestial. Tanto que o Reino de Deus está em duas esferas, a esfera presente e a futura. Para entrarmos na futura, temos que exercitar a esfera presente.

II. 1. A cidadania no Reino presente

Em Mt 3.2 João Batista começou pregar no deserto anunciando: arrependei-vos, porque o reino de Deus já esta presente entre vós. A primeira proposta e exigência para entrar no reino é mudança de postura, de vida, de comportamento, porque para entrar no reino futuro tem que estar no reino presente. Jesus havia nascido. Tornou-se homem no cumprimento das promessas da Antiga aliança. Manifestou para desfazer as obras do Diabo.

II. 2.Como se processa o reino de Deus?

*O reino de Deus gerou a Igreja-comunidade universal dos filhos de Deus.

*Deus e doador do reino, os homens podem pregar o reino, mas somente Deus dará aos homens. Lc 10.9 Lc 12.32.

*A Igreja e a estrutura do reino de Deus, coluna e firmeza da verdade Mt 16.19.

*Jesus e o Rei, dai que devemos obedecer a suas palavras. Jesus disse: quem guardar as minhas palavras, meu pai o amará, viremos para ele e faremos nele morada.

*O Espírito Santo e a dinâmica do reino de Deus, inaugurou a Igreja com poder Pentecostal e Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Jo 16.8,9,10.

*O evangelho é o poder do reino. Rm 1.16

*Os súditos deste reino são os crentes que nasceram de novo por obra e graça do espírito santo. Joao 3.5.

II. 3.Por que Deus quis nos dar o Reino?

Porque o reino dos homens havia se corrompido com ganância, com a mentira, com a vaidade, com a iniqüidade, com a hipocrisia, com o orgulho, com a devassidão e todas as obras infrutuosas da carne. Por isso o Espírito Santo produz um fruto de graças que combate essas obras malignas.

E acima de tudo porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o filho unigênito para todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3.16.

II. 4.Para que Deus quis nos dar o reino?

Para nos resgatar do reino das trevas e nos transportar para o Reino do seu filho amado a fim de nos reconciliar com Deus, nos fazendo irrepreensíveis para produzirmos bons frutos e Co 1.13,20, 22.

E para dissipar o reino das trevas Mt 12.28

II. 5.Quem pode entrar no Reino?

Os que praticam o exercício da cidadania aqui e agora, os que se arrependem e mudam de postura pelo reino, os humildes, os limpos de coração, os mansos, os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça, os que ensinam e cumprem os mandamentos, os que praticam a justiça, os que fazem à vontade do Pai. Mt 5.1-16. Mt 7.21 Os que de longe, do ocidente e do oriente quem vêem em busca do reino. Mt 8.11.

II. 6. Quem não entrará no Reino de Deus?

Os que confiam em riquezas MT 19.23, Mc 10.23

Os religiosos que não obedecem à vontade do Pai Mt 7.21.

Os devassos, os idólatras, os adúlteros, os efeminados, os bêbados, os maldizentes, os ladrões. I Co 6.9.

Os impuros, os avarentos, o mesmo que idólatra. Ef 5.5.

Os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os idolatras e os mentirosos Ap 22.15

Os injustos I Co 6.9.

II. 7. O que não e o Reino de Deus

Não e monopólio eclesiástico Mt 8.11

Não e comida, nem bebida, nem consumismo Rm 14.17.

Não é religiosidade. Mt 7.21

Não consiste em palavras persuasivas, mas poder do Espírito Santo I co 4.20.

II. 8. Qual deve ser nossa postura em relação ao Reino?

Deve ser buscado com oração e atitudes Mt. 6.33

Devemos buscar a humilde posição das crianças Mt 18.3

Devemos pregar o Reino e ensinar sobre ele Mc 16.15 Mt 28.19

Devemos priorizar o Reino Mt 6.33

Devemos obedecer ao Reino MT 7.21

Orar por sua vinda Mt 6.10

Recebê-lo, herdá-lo e possuí-lo Mc 10.15 Mt 25.34.

Entrar nele Mt 23.13

Procurar por ele Lc 23.51

Esperar por sua vinda Mc 15.43

II. 9.Quais os mistérios e paradoxos do Reino?

Nem todos têm o privilégio de conhecê-lo Mt 13.11

O reino é dos pequenos mt 18.3

Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no Reino

Meretrizes e pecadores precedem religiosos no reino Mt 21.31

O reino será tirado de muitos religiosos e dado a quem produz frutos. Mt 21.43

O reino de Deus não vem com aparência Is. 53 Lc 17.20

Satanás oferece a beleza e a gloria deste mundo em troca do Reino de Deus.Lc 4.5,6

Os pobres são fortes candidatos ao Reino de Deus. Lc 6.20

O menor no reino de Deus e maior do que o maior no reino dos homens. Lc 7.28

Muitos convidados ficarão de fora do reino, e muitos não convidados entrarão no reino de Deus. Lc 14.15-18

No Reino dos homens, você ganha quando conquista;

No Reino de Deus você ganha quando abre mão. Mt 10.39

No Reino dos homens você ganha ajunta;

No Reino de Deus você ganha quando entrega. Mc 8.35

No Reino dos homens você ganha quando e esperto;

No Reino de Deus, você ganha quando sabe esperar e confiar. Sl 125.1.

No Reino dos homens você ganha quando está por cima;

No Reino de Deus você ganha quando está por baixo. Lc 7.28

No Reino dos homens você ganha quando esta sob holofote;

No Reino de Deus você ganha quando está em oração no anonimato. Mt 14.13

No reino dos homens você ganha quando é chefe;

No Reino de Deus você ganha quando é servo. Mt 23.11

No reino dos homens você ganha quando todos falam bem de você;

No Reino de Deus você ganha quando é caluniado. MT 5.12

No reino dos homens você ganha quando é orgulhoso e nada lhe falta;

No Reino de Deus você ganha quando aprende depender de Deus. Pv 30.8

No reino dos homens você ganha quando é consumista;

No reino de Deus você ganha quando se contenta com o que tem. Fp 4.8

No reino dos homens você ganha quando é ansioso e preocupado com as coisas materiais;

No Reino de Deus você ganha quando descansa e confia. Mt 6.25

No reino dos homens você ganha quando corre;

No Reino de Deus você ganha quando confia e aproveita as oportunidades. Ec.9.11

II. 10 O Reino de Deus é comparado:

A parábola do trigo e joio

Ao grão de mostarda

Ao homem que encontrando o tesouro, vende o tesouro e compra o campo. Mt 13.44

A rede de pescaria e os pescadores selecionam os bons. Mt 13.48

Ao Rei que convidou nobres e depois convidou pobres e marginalizados. Mt 22.2

A mulher que põe fermento na massa para fazer pão. Lc 13.20

A parábola do filho pródigo

A parábola do samaritano

II. 11.Considerações finais sobre o reino de Deus.

Quem priorizar o reino será recompensados muitas vezes e reconhecido pelo Pai. Lc 18.29 19.11-27

O ladrão da cruz deu o ultimo brado em busca do Reino e alcançou a graça de entrar no reino no mesmo dia. Lc 23.42

Na perseguição, os apóstolos exortavam os crentes a perseverar na fé, pois, por muita tribulação importa entrar no reino de Deus. Atos 14.22

O reino de Deus não pode ser abalado Hb 12.28

A entrada no Reino e seu percurso se fazem com diligencia II Pe 1.10

No juízo final o reino dos homens que e deste mundo passara a ser do Senhor e do seu Cristo e ele reinara para todo sempre Ap 11.15

Depois do juízo final e de ter feito novo céu e nova terra, o Senhor chamara seus escolhidos dizendo: vinde benditos de meu pai possui por herança o Reino que esta preparada deste a fundação do mundo, porque tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber; era forasteiro e me acolheste; estava nu e me vestistes; adoeci e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. Mt 25.31 a 40.