segunda-feira, 18 de março de 2013

PORÇÃO DOBRADA

Muitos comentaristas da lição do próximo domingo estão viajando na maionese quando afirmam que Elizeu pediu o dobro do poder de Elias para realizar seu ministério. Para entender o que é porção dobrada temos que fazer exegese pela alta crítica, ou seja, histórica cultural. Na cultura judaica o filho mais velho recebia o dobro de tudo que recebia cada um dos filhos. Ou seja, se o Pai morresse e deixasse 1 milhão e este pai tivesse 11 filhos. O mais velho recebia 500 mil e cada um dos outros dez receberiam 50 mil reais cada um. Isto quer dizer que ser o filho mais velho representava o herdeiro patronal. Herdava a riqueza, o nome, o status, a empresa e no caso de Elias, herdava o ministério. Já que Elizeu nunca andou em busca de posse material, mas espiritual. Portanto ter porção dobrada significa herdar a unção ministerial de Elias, ou a autoridade de Elias. Ou autenticidade do ministério de  Elias, jamais o dobro da porçåo de Elias. Ninguém pode receber porçåo dobrada o Espírito. O Espírito não pode ser medido. Seria uma pretensão descabida da parte de Elizeu, e até falta de humildade.

DESCE CALVO


DESCE CALVO(Subsidio exegético)
Na cultura judaica o cabelo comprido representava virilidade, macho, guerreiro, homem além da medida.Exemplo: Sansão, Absalão, Saul, Davi.
Calvo não era bem visto pelos judeus. Os judeus tinha preconceito com a calvície. Em várias passagens bíblicas os calvos costumavam esconder a calvície. Isto decorria do preconceito. Os judeus pensavam supersticiosamente que a calvície era uma tendência homossexual. Dai que os jovens chamaram Elizeu de calvo no sentido pejorativo, na verdade eles estavam chamando Elizeu de homossexual. Dai o motivo ao que sucedeu.